UNIESP – Mirassol: Design visita 30º Bienal de Rio Preto
TERÇA-FEIRA, 30 DE ABRIL DE 2013

O SESC de São José do Rio Preto/SP abriu na terça-feira, 16/04, sua 30ª Bienal de Artes, exposta em São Paulo/SP no ano passado. Sob o título “A Iminência das Poéticas”, o evento tem como centro curatorial os temas da multiplicidade, transicionalidade, recorrência e permanente mutabilidade das poéticas artísticas.

“As obras têm relação – palavra, silêncio, voz. E todas possuem relação com a linguagem e com os livros”, explicou Heloísa Marques, uma das estagiárias encarregadas da apresentação.

Ao todo, seis artistas expoentes da Bienal na Capital fazem parte da mostra itinerante em Rio Preto. Entre eles estão os brasileiros Odires Mlázho, com seus livros-esculturas, e Arthur Bispo do Rosário. Completam a lista a americana Erica Baum e três sul-americanos: Juan Luis Martínez, do Chile, o venezuelano Eduardo Gil e Pablo Accinelli, um dos destaques da arte contemporânea argentina.

Na sexta-feira, 19/04 abril, os professores Juny Alessandro de Almeida e Lucas Farinelli Pantaleão levaram os alunos do 2º e do 3º semestres de Design para visitarem a exposição. “Esta vinda faz os alunos saírem da sala de aula e gera outras reflexões. Na hora em que você passa a primeira vista pelas obras, até que não chamam muito atenção, mas quando você para e tenta fazer uma leitura, principalmente em grupo, é uma riquíssima experiência. A vida da Bienal ao Interior aumenta a vontade de ir a São Paulo/SP vê-la completa”, ressaltou o professor Lucas.

Para uma melhor visualização de cada espaço, os alunos foram divididos em dois grupos e passaram por cada sala em uma ordem diferente, apreciando o contrate de som e silêncio entre elas. “Achei uma exposição com um valor visual muito importante do ponto de vista cultural, pois agregou ao nosso portfólio de associação de ideias. Pra gente, que é designer, é muito importante”, contou Antônio dos Santos, aluno do 2º semestre. A estudantes Noely Fernanda Santana, do 3º semestre, completou: “A gente conhece obras que não temos contato normalmente e expande nosso conhecimento”.

A exposição é aberta ao público e ficará em São José do Rio Preto/SP até 23/05 próximo.