•  
 
 
 
 
A formação do Pedagogo e as experiências com crianças que não aprendem na escola: Núcleo de Apoio em Educação do Curso de Pedagogia da FAIMI

O N.A.E ( Núcleo de Apoio em Educação), criado no ano de 2002 com o intuito de possibilitar um espaço de vivência educacional para os graduandos do curso de Pedagogia, atende semestralmente cerca de 60 alunos das escolas municipais de Mirassol com idades entre 7 a 14 anos que apresentam dificuldades na área da alfabetização.

Por meio do lúdico e de atividades diversificadas na área de alfabetização, fundamentados na epistemologia genética do suíço Jean Piaget e na psicogênese da Língua Escrita de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, o trabalho pedagógico desenvolvido no N.A.E. envolve pesquisa, discussões, reflexões e mediações do fazer pedagógico a fim de que cada um possa elaborar suas intervenções construindo seu próprio conhecimento sobre os aspectos que fundamentam o ato de educar e as dificuldades apresentadas na alfabetização.

As crianças freqüentadoras do N.A.E são encaminhadas pelas escolas municipais de Mirassol. Inicialmente os graduandos do Curso de Pedagogia realizam um diagnóstico das crianças coletando informações sobre suas reais dificuldades. Há também uma entrevista com os pais das crianças encaminhadas. Após a coleta desse material, realizamos reuniões para a análise dos diagnósticos e delimitação do encaminhamento do trabalho. Esses encontros são semanais e tem a finalidade de fundamentar a práxis buscando coletivamente propostas alternativas para a ação educativa e discutir as atividades que devem ser encaminhadas às crianças naquela semana de trabalho.

A metodologia adotada para o trabalho com as crianças valoriza suas hipóteses sobre o que pretende ser ensinado e a partir delas oferecer condições que as crianças pensem, reflitam e construam hipóteses mais elaboradas das anteriores. Também valorizamos no trabalho propiciar a construção da autonomia, consciência crítica, o desenvolvimento da afetividade, cooperação e de uma auto-estima positiva.

O N.A.E. conta com um espaço diferenciado organizado em cantinhos com propostas de atividades diferentes tais como: Cantinho da Leitura, Cantinho da Fantasia, Cantinho dos Jogos de Regras, Cantinho das Artes, dentre outros. As crianças freqüentam o N.A.E duas vezes por semana com duração de uma hora e meia cada vez. As turmas são montadas em pequenos grupos conforme as escolas, a disponibilidade de tempo e os problemas apresentados na alfabetização.

Podemos destacar por fim que o trabalho desenvolvido no N.A.E tem alcançado resultados significativos em relação à formação dos graduandos, pois podem vivenciar os conteúdos vistos em sala de aula, e também em relação às crianças atendidas, as quais têm demonstrado um avanço em relação a aprendizagem, no que tange as hipóteses inicias apresentadas, além de maior autonomia, criatividade e capacidade de solucionar problemas.


 
 
 
UNIESP Solidária Biblioteca/
Publicações
TV UNIESP Rádio UNIESP Inclusão
com Arte
Projeto Ambiental EAD Notícias Imprensa Trabalhe
Conosco