•  
 
 
 
 
 
Bacharelado em Sistemas de Informação
 
Coordenador do Curso de Sistemas de Informação: Ms. Leandro de Oliveira Tancredo
Bacharelado: Engenharia Elétrica, pela Escola de Engenharia de Lins - UNILINS
Mestrado: Engenharia Elétrica, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP
 
Objetivo do Curso de Sistemas de Informação

O curso de Sistemas de Informação da UNIÃO DAS ESCOLAS DO GRUPO FAIMI DE EDUCAÇÃO – FAIMI, tem como objetivo: 
oferecer um currículo flexível, conciliando teoria e prática e adaptável às realidades sociais e regionais, voltado para formar um profissional de informática capaz de atender o mercado de trabalho sem perder a sensibilidade para os valores de uma sociedade em mudança;
substituir a metodologia fundada na aula-conferência por outra, que empregue técnicas didático-pedagógicas que induzam a participação e estímulo do educando para o processo de aprendizagem;
implantar e desenvolver um ensino interdisciplinar, em substituição ao ensino dogmático e unidisciplinar, para produzir uma visão crítica do fenômeno social, habilitar ao raciocínio lógico adequado à aplicação da Informática e à realidade social em mutação.

 
Perfil Profissional
 
A concepção e os objetivos do curso conduzem à formação de profissionais de Informática com o seguinte perfil básico:
O egresso do curso deverá ser basicamente um “solucionador de problemas” que desempenhará suas atividades no desenvolvimento e implantação de sistemas de informação, integração de tecnologias e suporte técnico a recursos computacionais;
Ele deverá atuar em empresas prestadoras de serviços de informática e em departamentos de Tecnologia da Informação de empresas dos setores públicos ou privados;
Ele estará preparado para atuar no mercado de trabalho de forma independente e criativa, absorvendo e implantando novas tecnologias, perseguindo novas soluções nas diversas áreas aplicadas, acompanhando a evolução da computação e em constante atualização de seus conhecimentos através da sua participação em eventos de capacitação e reciclagem (palestras, seminários, congressos, pós-graduação, etc.).
 

Mercado de Trabalho

O profissional de Sistemas de Informação atua basicamente em duas áreas, a saber:
Inovação, planejamento e gerenciamento da informação e da infraestrutura de tecnologia da informação alinhados aos objetivos organizacionais e
Desenvolvimento e evolução de sistemas de informação e da infraestrutura de informação para uso em processos organizacionais, departamentais ou individuais.
No primeiro caso ele é responsável por estruturar e planejar a incorporação de novas tecnologias no ambiente empresarial. Ele deverá também prover os recursos de infraestrutura necessários, ou seja, computadores, armazenamento e interconexão. Além disso, ele deverá ser capaz de prover suporte em sistemas de informação.
No segundo caso ele planeja e organiza as atividades de coleta, comunicação, análise e suporte à decisão nos processos da organização. Para tanto deve-se valer das metodologias de apoio ao desenvolvimento de sistemas.
Deve-se notar que essa atuação, apesar de parecer apenas técnica, tem um componente de inserção político-social amplo, uma vez que esse profissional deve fazer a ligação entre as demandas da sociedade e das organizações e as soluções tecnológicas existentes, respeitando as peculiaridades e particularidades de cada ambiente de uso dessas tecnologias.

 
Curso Reconhecido pelo MEC
Denominação: Sistemas de Informação – Bacharelado
Autorização: Autorizado pela Portaria Ministerial nº 851 de 21/06/2000 - D.O.U. de 26/06/2000.
Reconhecimento: Renovação de Reconhecimento pela Portaria Ministerial nº 123 de 09/07/2012- Publicada no D.O.U. em 10/07/2012.
Duração: 4 anos
Período: Diurno e Noturno
 
 
 

Coordenador do Curso: Leandro de Oliveira Tancredo
(leandro.tancredo@uniesp.edu.br) - Ver Currículo

 

TUTORA DO PROJETO INTEGRADOR CIDADANIA E  RESPONSABILIDADE SOCIAL DA União das Escolas do Grupo FAIMI de Educação:

Profa. Maria Marlene dos Santos Souza
Graduada em Pedagogia e Especialista em Educação Infantil, é Coordenadora de Projetos de Extensão Social, conforme Currículo Lattes.
 

 
 


 
 
 
UNIESP Solidária Biblioteca/
Publicações
TV UNIESP Rádio UNIESP Inclusão
com Arte
Projeto Ambiental EAD Notícias Imprensa Trabalhe
Conosco